O Município de Porto Moniz acolheu, ao final da tarde de ontem, o Encontro Participativo. Um encontro aberto a todos que pretendam apresentar ideias para o Orçamento Participativo de Portugal.

Recorde-se que os encontros participativos estão a ser desenvolvidos no território nacional no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal implementado pelo governo. A ideia passa por promover a participação dos cidadãos na vida do país.

O encontro contou com a presença da ilustre Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e do Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, Emanuel Câmara.

Os presentes foram desafiados a apresentar propostas de âmbito regional nas áreas da Justiça e Administração Interna, bem como, propostas de âmbito nacional, nas áreas da agricultura, cultura, ciência e formação de adultos, até ao montante de 200 mil euros.

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação. Os munícipes podem participar através da apresentação de propostas e da votação em projetos.

A apresentação de propostas decorre entre janeiro e abril. Entre 1 de junho a 15 de setembro decorrerá a fase de votação pelos cidadãos. No mês de setembro serão anunciados os projetos vencedores, de entre aqueles que obtiverem um maior número de votos.

Dr. Emanuel Jardim Fernandes, Presidente da Assembleia Municipal do Porto Moniz; Emanuel Câmara, Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz; Eng. Duarte Caldeira, "Terras do Avô"; Miguel Lima, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz

 

O único espumante produzido na Ilha da Madeira é “natural” do nosso concelho. O ‘Vinho Espumante de Qualidade Terras do Avô’ é produzido na Freguesia do Seixal e é uma nova aposta do Engenheiro Duarte Caldeira, impulsionador da Duarte Caldeira e Filhos - Seixal Wines Lda.

A primeira edição do ‘Vinho Espumante de Qualidade Terras do Avô’ contou com 1200 garrafas, produzidas a partir da colheita de 2014 com as castas tradicionais madeirenses.

O Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, marcou presença na cerimónia de lançamento do espumante e mostrou-se agradado com este novo produto produzido no concelho, que espera vir a ser um caso de sucesso. Para Emanuel Câmara, “este produto é o concretizar da visão e audácia do meu amigo Duarte Caldeira, mas também é um revelador das potencialidades do nosso concelho, neste caso, na agricultura, com mais um produto de excelência".

 

 

Porto Moniz recebe diariamente milhares de turistas para disfrutar das suas inúmeras belezas naturais. O turismo é uma atividade económica importantíssima para o nosso concelho, sendo considerado um vetor estratégico para o seu desenvolvimento económico. Dada a sua importância torna-se essencial garantir um crescimento sustentado do setor do turismo, que permita a sua manutenção a longo prazo.

 

 

A melhor forma de garantir a sustentabilidade deste setor é através do seu planeamento, gestão e promoção. Neste sentido, a Câmara Municipal de Porto Moniz em parceria com a Câmara Municipal de Santana reuniram esforços com objetivo de promover dois teleféricos da costa norte, designadamente Achadas da Cruz e Rocha do Navio. De referir, que esta promoção conjunta vai permitir aos turistas que visitam, um ou outro teleférico, terem acesso a um folheto promocional e informativo onde constam os horários e os preços, assim como, a localização apoiada nas coordenadas geográficas dos referidos teleféricos. Esta parceria nasceu da necessidade de, segundo os operadores dos teleféricos, existem turistas que gostam tanto da experiência que questionam se existem mais algum teleférico na Ilha.

 

 

Partilhar