Chão da Ribeira
Localizado num grande vale sobranceiro à freguesia do Seixal, aqui poderá encontrar uma simbiose entre o homem e a natureza. Encontrará o núcleo de Palheiros outrora utilizados como armazéns de apoio à agricultura. Hoje em dia são uma marca integrante na paisagem.
Esta actividade ainda hoje está bem latente nos inúmeros socalcos que juntamente com a floresta Laurissilva aqui definem a paisagem.
Ponto de partida para várias percursos pedestres como a Vereda da Cavaca o Caminho das voltas a Terra Chã e actividades como o Canyoning.
É aqui que se realiza o famoso Panelo, um cozido com muita tradição que se realiza no mês de Janeiro.
É um cenário idílico de visita obrigatória onde a Floresta Laurissilva e a atividade humana convivem em harmonia.
Panelo
Esta é uma festa que começou com uma tradição de jovens do Seixal. Depois do Natal, levavam de casa de cada um, alguma carne de porco salgada e tiravam dos terrenos do Chão da Ribeira umas couves e umas semilhas que usavam numa refeição em ambiente de festa. Assim nasceu o Panelo.
Hoje esta festa cresceu e o Panelo é um verdadeiro cozido à portuguesa, em que os participantes continuam a levar os ingredientes, mas em que estes são cada vez mais diversos. É servido no chão sobre folhas de couve e com louro. A tradição era comer a partir do local onde era servido, ou seja, todos comiam do mesmo local. Mas hoje os pratos e talheres também fazem parte da festa.