Cultura



O pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto Moniz, pretende dar a conhecer os maiores eventos que se realizam ao longo do ano neste Concelho nortenho. Pretende-se que os nossos munícipes, emigrantes e visitantes fiquem a conhecer todas as datas e alguns pormenores, sobre o que de mais importante se vai passar na cultura e no lazer, proporcionando-lhes uma ferramenta fácil, rápida para consulta, para quem pretender assistir ou participar, vivendo e revivendo as nossas tradições, saboreando a nossa gastronomia ou bebendo os nossos aromáticos vinhos. Estamos convictos de que esta iniciativa será um importante veículo transmissor e gerador de desenvolvimento e confraternização entre gerações e povos.

O Porto Moniz, tal como o resto da Região Autónoma da Madeira é um concelho com uma forte tradição religiosa. Para além dos padroeiros do concelho e das diferentes freguesias, também são aqui assinaladas as principais festividades típicas da tradição católica, festas às quais foi dada uma identidade própria em cada freguesia.

Festa do Senhor Santo Antão - Seixal

19 e 20 DE JANEIRO

O padroeiro da freguesia do Seixal tem honras de uma festa religiosa bastante participada, sobretudo porque tem lugar numa altura ainda associada às festividades do Natal. As festas de Santo Antão marcam precisamente o fim da quadra natalícia.

Festa de Nossa Senhora da Encarnação - Ribeira da Janela

25 DE MARÇO

Esta é uma das duas vezes no ano em que a Ribeira da Janela festeja a sua padroeira. A festa de Nossa Senhora da Encarnação realizase precisamente nove meses antes do Natal, neste importante arraial da freguesia.

Festa de São Pedro Lamaceiros – Porto Moniz

28 E 29 DE JUNHO

O arraial de São Pedro é o único deste santo popular em todo o concelho. A festa tem algumas vezes um festeiro ou então é realizada pela população da freguesia. É um acontecimento que tem vindo a ganhar uma importância crescente, com várias barracas de comes e bebes.

Festa de Santa Maria Madalena - Santa de Porto Moniz

21 E 22 DE JULHO

Esta festividade religiosa coincide com o dia do concelho, mas realiza-se na Santa. Este ano o cartaz de animação inclui, na noite de 21 de Julho, a actuação de Ronalda às 22:00 horas e de Paco Bandeira pelas 23:30 horas. Este é um dos mais importantes arraiais do Porto Moniz. Santa Maria Madalena é a padroeira da freguesia, sobretudo da zona da Santa.

Festa do Santíssimo Sacramento - Ribeira da Janela

11 E 12 DE AGOSTO

Uma das características principais desta festa é ter um tapete de flores, feito pelos populares e com cerca de 200 metros, que se estende desde a porta da igreja até aos Casais de Cima. É uma das festas mais participadas da freguesia, porque também coincide com a época de férias. A beleza do tapete de flores é elogiada por todos.

Festa de Nossa Senhora do Monte Lamaceiros – Porto Moniz

14 E 15 DE AGOSTO

É um arraial típico madeirense, que atrai muitas pessoas de fora da freguesia. É a única paróquia do concelho que comemora Nossa Senhora do Monte. É uma festa muito participada por ser uma altura em que muitos emigrantes estão de férias na Madeira e muitos deles são filhos do concelho.

Festa do Santíssimo Sacramento - Seixal

22, 23 E 24 DE AGOSTO

A festa inicia-se com uma cabritada na Praia da Laje, na qual participa activamente a população. A cabritada é vendida nas diversas barracas de comes e bebes e atrai, por ser diferente, muitas pessoas à freguesia. No resto do fim-de-semana é um típico arraial madeirense, que tem vindo a ganhar cada vez mais pessoas nos últimos anos. É a maior festa religiosa da freguesia.

Nossa Senhora da Encarnação - Ribeira da Janela

30 E 31 DE AGOSTO

Esta festa realiza-se em honra da padroeira da freguesia. O curioso é que a Ribeira da Janela assinala duas vezes a sua padroeira. Uma no último fim-de-semana de Agosto e outra a 25 de Março, o dia oficial da de Nossa Senhora da Encarnação.

Festa de Nossa Senhora da Conceição - Vila de Porto Moniz

7 E 8 DE DEZEMBRO

Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da Vila de Porto Moniz. Esta data também coincide com o dia da freguesia, mas não é uma das festas religiosas mais participadas do concelho.