O Município de Porto Moniz, consciente das dificuldades que muitas famílias enfrentam para fazer face a todas as despesas escolares e elegendo a Educação como uma das suas prioridades, cedeu a todos os alunos, desde o 1º ano ao 12º ano, das escolas do concelho, manuais escolares gratuitos.
Os manuais escolares foram entregues ontem na Câmara Municipal, pelo presidente Emanuel Câmara, que aproveitou o momento para desejar um excelente ano letivo aos alunos presentes.
Mais informamos que está igualmente garantida a cedência de manuais escolares aos alunos que venham a matricular-se após o início do ano letivo.
Para além desta iniciativa, o Município de Porto Moniz garante o transporte escolar gratuito a todas as crianças e jovens, assume metade do valor da mensalidade da Creche e Jardim de Infância e, atribui anualmente, prémios de mérito a todos os anos letivos.
O Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, Emanuel Câmara, inaugurou ontem, 9 de setembro, as novas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco - CPCJ Porto Moniz.
A inauguração das instalações cedidas pela autarquia decorreu às 15h00, com a presença de inúmeras entidades políticas e civis.
Durante o seu discurso, Emanuel Câmara, saudou todo o trabalho desenvolvido por esta comissão, ao longo dos anos, em prol do bem-estar “das nossas crianças”. Acrescentou ainda, que é intuito do atual Executivo, o qual lidera, requalificar todo o património degradado da Câmara Municipal.
Para além da requalificação do edifício, toda a parte envolvente sofreu um arranjo urbanístico, foi criado um pequeno parque de merendas.
O novo espaço da CPCJ Porto Moniz, possibilita melhores condições de funcionamento garantindo, desta forma, uma maior eficácia na promoção dos direitos da criança e do jovem e na atuação na prevenção/interrupção de situações que possam afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento.
O Município de Porto Moniz informa que na primeira quinzena de julho os encarregados de educação e/ou alunos devem dirigir-se à Câmara, a fim de devolver os manuais escolares cedidos [referentes ao ano letivo 2016/2017].
No mesmo período, os interessados deverão preencher o requerimento com o pedido para os manuais escolares para o próximo ano letivo [2017-2018].