As piscinas naturais de Porto Moniz considerados por muitos o ex-libris do concelho, reabriram em pleno após obras de manutenção. A intervenção teve como objetivo a melhoria deste espaço e recuperação de algumas zonas fustigadas pelas intempéries do inverno.

Uma atração para milhares de turistas nacionais e estrangeiros, não só pela sua beleza e origem peculiar mas também pelas magníficas condições. A qualidade da água é excelente e as infraestruturas correspondem na perfeição ao nível de excelência deste complexo balnear.

Esta infraestrutura municipal oferecermos a quem nos visita a possibilidade de disfrutar de umas piscinas galardoadas, desde 1993, com a Bandeira Azul, mas também, desde 2012, com o Galardão de Praia com Qualidade de Ouro, atribuído pela QUERCUS.

Aproveitando a oportunidade informamos que a Cerimónia de Hastear da Bandeira Azul 2017, realiza-se- á, no próximo dia 1 de junho, pelas 12h30, nas piscinas naturais.  

 

O Convento “Santo Domingo de La Villa de Teguise”, hospedou o I Seminário Transnacional de Intercâmbio de Experiências.

Nas palavras do Sr. Presidente da Câmara de Teguise, "A prioridade é valorizar o nosso património natural e etnográfico para o turismo, tornando atrativo o nosso modo de vida natural aos olhos de quem nos visita, com especial ênfase na diferenciação da cultura, paisagem e autenticidade de cada destino e seu povo ", disse Oswaldo Betancort.

Durante dois dias, Teguise é o anfitrião e quem encabeça a lista dos municípios convidados, entre eles o Porto Moniz, que irá receber cerca de 10% de um orçamento total, distribuídos por todos os parceiros, no valor de 2,546,852.75 euros. Uma experiência única que tem como eixo central a cooperação transnacional de todos aqueles que compõem o espaço de cooperação territorial.

Graças ao apoio da MAC 2014-2020 programa (Interreg), promovido pela União Europeia, este projeto chamado ECO-TUR, promove a criação de uma rede transnacional de municípios ECO-TUR para estabelecer uma estratégia comum e metodologias para a implementação de um turismo ativo, bem como de planos de ação a desenvolver pela rede e promoção de novos produtos e serviços.

O Sr. Presidente Emanuel Câmara, foi hoje recebido pelo seu homólogo de Teguise, sendo presenteado com uma peça de artesanato local.

Decorre hoje, na Ilha de Lanzarote do arquipélago das Ilhas Canárias, um encontro transnacional de ecoturismo, onde está representado o Município de Porto Moniz.
Em discussão o Programa de Cooperação INTERREG V A Espanha-Portugal MAC (Madeira –Açores-Canárias) “MAC 2014-2020”, que reúne 17 parceiros de todos os territórios do espaço de cooperação, que dispõe de 2.500.000 de euros para desenvolver ações e parcerias relativas à atividade do ecoturismo, entre los 17 sócios nos próximos 3 anos.
O Espaço de Cooperação Madeira-Açores-Canárias (MAC) é composto por três arquipélagos pertencentes a Portugal e Espanha e catalogados como Regiões Ultraperiféricas. A condição insular condicionou historicamente o desenvolvimento económico, social e cultural destes territórios, aumentando a sua dependência externa e dificultando o seu desenvolvimento devido às desvantagens que representam a fragmentação e o isolamento do território. Além disso, existe ainda a distância ao restante espaço económico dos territórios de que fazem parte levando a que haja necessidades diferenciadas. Com o objetivo de aumentar o espaço natural de influência socioeconómica e cultural, bem como as possibilidades de cooperação das ilhas da Macaronésia com Países Terceiros geograficamente próximos, foram convidados a juntarem-se ao espaço de cooperação Cabo Verde, Senegal e Mauritânia. Desta forma, o âmbito territorial do novo Programa também se estende a estes territórios.

 

Partilhar