Nos dias 1 e 2 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, Emanuel Câmara, e o Vereador Nélio Sequeira participaram num colóquio " Floresta da Laurissilva" organizado pelo município do Nordeste e da Povoação, no Concelho do Nordeste, Ilha de São Miguel, Açores.

O colóquio, que juntou os representantes dos dois municípios, assim como a Direção Regional dos Recursos Florestais dos Açores e a SPEA, como entidades locais que têm desenvolvido trabalho nesta área, pretendeu discutir a preservação e a valorização da floresta Laurissilva, numa iniciativa da Câmara Municipal do Nordeste e Porto Moniz, que vá ao encontro da aposta destas autarquias na promoção dos concelhos como um destino de montanha.

Na abertura do colóquio, o presidente da Câmara do Porto Moniz, Emanuel Câmara, enumerou algumas ações desenvolvidas pelo município no sentido da promoção do Porto Moniz como um território com características favoráveis e atrativas para o visitante que aprecia o contacto com a natureza e em especial com a montanha.

O Vereador Nélio Sequeira falou sobre as atividades lúdicas e desportivas que se realizam ao longo do ano no nosso concelho, sem prejuízo pela conservação da nossa floresta endémica.

No colóquio foi debatido temas como os desafios e as novas oportunidades da floresta autóctone; as reservas naturais e parques ecológicos; a educação ambiental; o pedestrianismo; o desporto de natureza e a importância da Laurissilva no turismo da Madeira.

No segundo dia dos trabalhos, foram realizadas algumas visitas a zonas de intervenção e gestão de áreas protegidas, nomeadamente à serra da Tronqueira.

Visita ao Centro Ambiental do Priolo

 

Partilhar