No âmbito do projeto ambiental Ecomoniz realizou nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Centro Ciência Viva um Workshop "Dá vida ao lixo".
Nesta iniciativa estiveram presentes as crianças, jovens e idosos do nosso concelho.
A reutilização de materiais que já não tinham utilidade e transforma-los em algo útil através de colagens, usando a criatividade, foi o principal tema de trabalho nestes dias.

Pela 22ª vez (e 17ª consecutiva) a Bandeira Azul foi hasteada nas Piscinas Naturais de Porto Moniz.

Emanuel Câmara fez questão de juntar a cerimónia do hastear da Bandeira Azul com a comemoração do Dia da Criança. O presidente do Município de Porto Moniz aproveitou, mais uma vez, a oportunidade para relembrar o papel primordial das crianças na preservação do galardão e em como devem ser zeladores do mesmo.

Afirmou, que para ele, estas são as “melhores piscinas do mundo”, tendo esta afirmação provocado uma salva de palmas espontânea (e efusiva) de todos os presentes.

Na cerimónia esteve presente, em representação do Governo Regional da Madeira, a Dr.ª Susana Prada, Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, que congratulou o município por renovar esta distinção.

No final da cerimónia as crianças foram presenteadas com um livro “A Fada Ofélia e o Véu da Noiva” e o (mais) aguardado gelado, em copo comemorativo e alusivo ao Dia da Criança e ao hastear da Bandeira Azul.  

 

A Câmara Municipal do Porto Moniz apresenta durante esta semana o projecto Embala+ e a sua iniciativa ECOMONIZ que visa divulgar e promover a sustentabilidade ambiental do concelho e as boas práticas de gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, no Centro de Ciência Viva.

Este projecto, que partiu de uma candidatura ao programa Poseur, prevê investimentos na área do resíduos sólidos urbanos, naquele concelho e alguma iniciativas como o ECOMONIZ que incluem uma peça de teatro, uma exposição interactiva e um concurso de materiais reciclados, entre outras iniciativas dirigidas à população local envolvendo escolas e entidades.

A divulgação do projecto será feita através de brochuras, cartazes, spot de tv, um website (portomoniz.org) e uma página do facebook.

Eixos do investimento:

-Construção da Estação de Armazenagem Preliminar de Resíduos Sólidos do Porto Moniz

Localizada junto ao Armazém da Câmara Municipal, ao sítio da Santa, no Porto Moniz, a nova estação permitirá efetuar uma armazenagem e separação preliminar tanto dos resíduos provenientes da recolha seletiva, como da recolha de lixo indiferenciado, para posterior valorização.

- Aquisição de 2 viaturas para recolha selectiva de resíduos

Mais eficientes, estas viaturas contribuem para a redução dos custos de manutenção e combustível, no processo de transporte de RSU.

- Aquisição e montagem de 3 ecopontos subterrâneos, na frente Mar do Porto Moniz, dois na Vila e um no Seixal

A Instalação de Ecopontos subterrâneos em locais de grande afluência turística, incentiva a população local e os turistas a aderir à separação dos resíduos.

Partilhar