A Câmara Municipal do Porto Moniz apresenta durante esta semana o projecto Embala+ e a sua iniciativa ECOMONIZ que visa divulgar e promover a sustentabilidade ambiental do concelho e as boas práticas de gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos, no Centro de Ciência Viva.
Este projecto, que partiu de uma candidatura ao programa Poseur, prevê investimentos na área do resíduos sólidos urbanos, naquele concelho e alguma iniciativas como o ECOMONIZ que incluem uma peça de teatro, uma exposição interactiva e um concurso de materiais reciclados, entre outras iniciativas dirigidas à população local envolvendo escolas e entidades.
A divulgação do projecto será feita através de brochuras, cartazes, spot de tv, um website (portomoniz.org) e uma página do facebook.
Eixos do investimento:
-Construção da Estação de Armazenagem Preliminar de Resíduos Sólidos do Porto Moniz
Localizada junto ao Armazém da Câmara Municipal, ao sítio da Santa, no Porto Moniz, a nova estação permitirá efetuar uma armazenagem e separação preliminar tanto dos resíduos provenientes da recolha seletiva, como da recolha de lixo indiferenciado, para posterior valorização.
- Aquisição de 2 viaturas para recolha selectiva de resíduos
Mais eficientes, estas viaturas contribuem para a redução dos custos de manutenção e combustível, no processo de transporte de RSU.
- Aquisição e montagem de 3 ecopontos subterrâneos, na frente Mar do Porto Moniz, dois na Vila e um no Seixal
A Instalação de Ecopontos subterrâneos em locais de grande afluência turística, incentiva a população local e os turistas a aderir à separação dos resíduos.