No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Idoso, partiu hoje, para os Açores, uma comitiva de idosos, acompanhada pelo presidente do Município.

A iniciativa, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Idoso, contou com uma forte adesão dos munícipes, que não quiseram perder a oportunidade de conhecer o arquipélago vizinho.

Para o presidente Emanuel Câmara, “os idosos são aqueles que merecem a melhor atenção do meu executivo. Hoje são idosos, mas ontem, enquanto jovens, foram aqueles que fizeram do Porto Moniz o que é agora”. Prosseguiu informando que continuará a aposta na qualidade de vida do idoso no município, e é através da criação, por parte do executivo socialista, do Gabinete de Apoio ao Idoso, que se consegue mais facilmente compreender e dar resposta às necessidades do dia-a-dia daqueles cuja idade impõe algumas limitações. O GAI é, num concelho com a população maioritariamente envelhecida, uma aposta ganha que conta já com cerca de 640 inscritos. Através do programa “Vida +”, existe uma aposta clara no combate ao sedentarismo, quer com a oferta de aulas de atividade física e hidroginástica, quer com a organização de caminhadas intergeracionais. Foi ainda criado o cheque farmácia, no valor de €120 anuais para o apoio à compra de medicamentos.

O GAI disponibiliza ainda, todos os dias, uma equipa composta por uma socióloga, uma psicóloga, uma enfermeira e uma assistente social que acompanham os idosos nos mais diversos contextos e em visitas domiciliárias,auxiliando-os e realizando um diagnóstico constante e pormenorizado das suas necessidades. O autarca diz que “estas são as medidas a que todos os idosos, mesmo fora do Porto Moniz, deveriam ter direito. É a governação de proximidade e sempre pelas pessoas, pois sem elas, nenhum mandato faria sentido. Enquanto autarcas com responsabilidades, devemos sempre servir as pessoas e nunca servirmo-nos das pessoas”, terminou.

Num programa de três dias, estão agendadas deslocações aos pontos mais importantes da ilha de S. Miguel, com destaque para a visita à Lagoa das Sete Cidades, ao Parque Terra Nostra e às Furnas, incluindo-se a degustação do típico cozido.

Devido à significativa afluência, a Câmara Municipal do Porto Moniz, distribuiu os idosos inscritos  por dois grupos, repetindo o mesmo programa entre os dias 21 e 23 de outubro.

Partilhar