O atual executivo camarário da Câmara Municipal de Porto Moniz, desde a sua pose tem vindo a implementar inúmeras políticas de apoio social no concelho.

Para os jovens concedemos manuais e o transporte escolar gratuito, prémios de méritos, que se alargou a todos os níveis de ensino e aumentamos em 50% o valor das bolsas de estudos, aos universitários.

Como incentivo à natalidade, criamos o programa de Apoio à Natalidade e Educação Pré-escolar, que entrará brevemente em vigor, que consiste na atribuição de um cheque farmácia, no valor de 30€ mensais, durante o primeiro ano de vida da criança e comparticipação pecuniária, de metade do valor da mensalidade da creche ou Jardim de Infância, paga pelas crianças até aos quatro anos de idade.

A população idosa do concelho não foi esquecida e devido à necessidade de prestar auxílio e bem-estar aos seniores do Concelho, foi criado o Gabinete de Apoio ao Idoso.

Neste momento, o Gabinete desenvolve várias atividades lúdicas, culturais e recreativas. São ainda organizadas visitas ao domicílio, transporte para a fisioterapia e centros de convívio, apoio técnico de saúde, material de apoio e apoio nas pequenas obras de acessibilidade. A partir de fevereiro implementará atividades físicas, duas vezes por semana, em cada uma das quatro freguesias.

Para além de todas as valências que a cima foram descritas, o Gabinete de Apoio ao idoso está encarregue da atribuição e gestão do programa de comparticipação na compra de fármacos, perante receita medica “Porto Moniz Vida +”. Este programa entrou em vigor em fevereiro de 2016 e abrangeu, o ano passado, quase a totalidade da população com mais 65 anos residente no concelho.

Durante este mês de janeiro, o seu executivo camarário a as colaboradoras do Gabinete de Apoio ao idoso foram, mais uma vez, ao encontro dos idosos. Desta vez, com o objetivo de proceder às renovações dos cartões “Porto Moniz Vida +”. Estivemos em todas as freguesias e contatamos de perto com os munícipes, ouvindo as suas preocupação e anseios.  

Nesta fase podemos afirmar que conseguimos renovar mais de 90% dos inscritos no ano passado, sendo que, em duas das freguesias conseguimos chegar aos 100% de renovações. É de salientar que para além das renovações recebemos, só durante o mês de janeiro, mais de 40 novas inscrições no programa.

Relembramos que quem ainda não efetuou a renovação pode fazê-la no atendimento ao público da Câmara Municipal de Porto Moniz no horário habitual de funcionamento (de segunda a sexta-feira, entre as 08:30 e as 16:30) até ao dia 20 de cada mês.

 

Partilhar