O Município de Porto Moniz acolheu, ao final da tarde de ontem, o Encontro Participativo. Um encontro aberto a todos que pretendam apresentar ideias para o Orçamento Participativo de Portugal.

Recorde-se que os encontros participativos estão a ser desenvolvidos no território nacional no âmbito do Orçamento Participativo de Portugal implementado pelo governo. A ideia passa por promover a participação dos cidadãos na vida do país.

O encontro contou com a presença da ilustre Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca e do Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, Emanuel Câmara.

Os presentes foram desafiados a apresentar propostas de âmbito regional nas áreas da Justiça e Administração Interna, bem como, propostas de âmbito nacional, nas áreas da agricultura, cultura, ciência e formação de adultos, até ao montante de 200 mil euros.

O Orçamento Participativo Portugal é um processo democrático, direto e universal, através do qual as pessoas decidem sobre investimentos públicos em diferentes áreas de governação. Os munícipes podem participar através da apresentação de propostas e da votação em projetos.

A apresentação de propostas decorre entre janeiro e abril. Entre 1 de junho a 15 de setembro decorrerá a fase de votação pelos cidadãos. No mês de setembro serão anunciados os projetos vencedores, de entre aqueles que obtiverem um maior número de votos.

Partilhar