O Município de Porto Moniz, consciente das dificuldades que muitas famílias enfrentam para fazer face a todas as despesas escolares e elegendo a Educação como uma das suas prioridades, cedeu a todos os alunos, desde o 1º ano ao 12º ano, das escolas do concelho, manuais escolares gratuitos.
Os manuais escolares foram entregues ontem na Câmara Municipal, pelo presidente Emanuel Câmara, que aproveitou o momento para desejar um excelente ano letivo aos alunos presentes. 

 
Mais informamos que está igualmente garantida a cedência de manuais escolares aos alunos que venham a matricular-se após o início do ano letivo.
Para além desta iniciativa, o Município de Porto Moniz garante o transporte escolar gratuito a todas as crianças e jovens, assume metade do valor da mensalidade da Creche e Jardim de Infância e, atribui anualmente, prémios de mérito a todos os anos letivos.

O Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, Emanuel Câmara, inaugurou ontem, 9 de setembro, as novas instalações da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco - CPCJ Porto Moniz. 

A inauguração das instalações cedidas pela autarquia decorreu às 15h00, com a presença de inúmeras entidades políticas e civis.

Durante o seu discurso, Emanuel Câmara, saudou todo o trabalho desenvolvido por esta comissão, ao longo dos anos, em prol do bem-estar “das nossas crianças”. Acrescentou ainda, que é intuito do atual Executivo, o qual lidera, requalificar todo o património degradado da Câmara Municipal.

Para além da requalificação do edifício, toda a parte envolvente sofreu um arranjo urbanístico, foi criado um pequeno parque de merendas.

O novo espaço da CPCJ Porto Moniz, possibilita melhores condições de funcionamento garantindo, desta forma, uma maior eficácia na promoção dos direitos da criança e do jovem e na atuação na prevenção/interrupção de situações que possam afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento.

No passado dia 22 de julho, o Concelho de Porto Moniz comemorou o seu 182º aniversário. O dia contou com diversas atividades, desde a presença na eucaristia dedicada a Santa Maria Madalena, na Santa do Porto Moniz e com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho.
Pelas 18h teve início a sessão solene no Centro Ciência Viva. Nesta estiverem presentes a Senhora Dr.ª Fernanda Cardoso, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (em representação do Dr. Lino Tranquada, presidente do mesmo órgão) e do Sr. Dr. Humberto Vasconcelos, Secretário Regional da Agricultura e Pescas, em representação do Governo Regional.
A cerimónia teve início com a entoação dos hinos por parte do Grupo Coral e da Tuna de Bandolins da Associação Cultural e Recreativa de Porto Moniz e posteriormente as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Porto Moniz, Dr. Emanuel Jardim Fernandes; do Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz, Sr. Emanuel Câmara e por fim do Dr. Humberto Vasconcelos.

O Município de Porto Moniz celebra o Dia do Concelho, no próximo dia 22 de julho, comemorando o seu 182º aniversário.
O início das celebrações irá ocorrer com a Missa Solene a Santa Maria Madalena seguida de procissão, na Paróquia da Santa do Porto Moniz, pelas 14:30.
Pelas 17:30 terá lugar o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, estando os hinos a cargo da Banda Filarmónica.
Às 18 horas decorrerá a Sessão Solene no Centro Ciência Viva contando com a presença de representantes da Assembleia Legislativa Regional, Governo Regional e demais entidades.
Sendo esta data de grande relevo para todos os nossos munícipes e toda a diáspora espalhada pelo mundo somos a convidar o órgão de comunicação social, que V. Exa. superiormente dirige, para fazer a cobertura do mesmo.

Partilhar